Existe vários fatores que podem impactar na efetivação de uma venda por telefone. Separamos alguns indicadores que vão mudar a sua forma de abordagem e aumentar o seu resultado e o da sua equipe.
Seja Claro e Objetivo
Com as várias ferramentas de contatos que temos hoje, um exemplo delas e o Whatsapp, o
cliente tende a não querer tratar, negociar ou iniciar uma venda via telefone.
Para conseguirmos faze-la com eficiência precisamos ser claro e objetivos durante o
atendimento.
É muito importante que a conversa tenha um ritmo e que o atendente esteja preparado para tirar todas as dúvidas do cliente.
O tom da ligação tem que ser agradável, nem muito baixo para não despertar o desinteresse do cliente em te escutar e nem muito alto para não parecer agressivo.
Pronunciar bem as palavras e essencial para um bom entendimento.
Escute o Cliente e Seja Paciente
Ouvir o cliente às vezes ajuda a entender o porquê o mesmo não está fechando o negócio.
Anote sempre as objeções do mesmo, caso seja possível na mesma ligação mude a sua estratégia e feche a negociação, caso identifique que é melhor retornar mais tarde, já identifique os fatores que te levaram a não fechar aquela negociação naquele momento e converta a próxima ligação em um resultado positivo.
Seja paciente para realizar um atendimento mais humanizado, demonstre que compartilha das preocupações, emoções e sentimentos do cliente, o atendente deve utilizar frases que reforcem essa percepção, como:
- “Eu entendo o senhor”;
- “Compreendo que se sinta dessa forma”;
- “Isso é mesmo importante para o senhor” .
Se existe um único segredo do sucesso, ele está na capacidade de ver as coisas do ponto de vista de outra pessoa.
– Henry Ford
Converta em resultados
Existe vários fatores que estão relacionados a eficiência da conversão:
- Proatividade;
- Provar no atendimento que o cliente está em um atendimento de excelência;
- Convencer o cliente que o mesmo está adquirindo o melhor produto possível para atendê-lo.
Espero ter agregado em algo no seu atendimento e que consiga assim converter mais os seus atendimentos em resultado.