Quando se trata de saúde financeira o Brasileiro geralmente deixa a desejar, não somos ensinados a cuidar do nosso dinheiro, um assunto que ao meu ver deveria ser tratado com mais atenção na formação do indivíduo, mas para ajudar vocês a entenderem melhor quais consequências podem acontecer em caso de endividamento, trouxe alguns exemplos abaixo:
1 – Cobranças e Ações Judiciais: quando você não paga suas dívidas, os credores podem tomar medidas legais para recuperar o que é devido, inclusive contratando de agências de cobrança ou advogados para buscar o pagamento por meio de cartas de cobrança, ligações telefônicas ou ações judiciais, requerendo penhora de bens, bloqueio de contas bancárias e outras medidas legais.
2 – Danos ao Histórico de Crédito: O não pagamento de dívidas pode afetar o seu histórico de crédito, o seu score pode ficar prejudicado com uma diminuição da pontuação, o que leva a dificuldade na obtenção de empréstimos pessoais, além de elevar a taxas de juros.
3 – Restrições Financeiras: Outra possibilidade é as restrições com a inclusão do nome no SPC/SERASA, o que impossibilita na realização de compras, dificultando mais ainda a obtenção de empréstimos.
4 – Limitações na Obtenção de Crédito: Um histórico de inadimplência pode dificultar a obtenção de crédito no futuro. Os credores podem considerar seu histórico de pagamento ao avaliar suas solicitações de empréstimos ou cartões de crédito.
5 – Estresse e Impacto Psicológico: A preocupação constante com as dívidas e suas consequências tem forte impacto na saúde mental e no bem estar em geral, visto o aumento nos níveis de estresse e ansiedade.
6 – Pedido de bloqueio de passaporte: além das consequências citadas acima existem várias outras, como por exemplo, requerer na justiça o bloqueio do passaporte, é claro que o pedido não acontece de forma automática, sendo necessário o ingresso de uma ação judicial, e também a tentativa frustrada de recebimento por outros meios, como a penhora por exemplo.
Essas são algumas consequências para o inadimplente, o que faz ser importante reconhecer sua situação financeira, entrar em contato com os credores para discutir opções de pagamento e, se necessário, buscar orientação financeira com um profissional qualificado para obter informações específicas que se adeque a cada caso.
Além disso, as empresas precisam ter conhecimento também dos seus direitos, visto que o inadimplente prejudica a vida financeira do ativo empresarial, sendo importante e necessária a busca de profissionais capacitados para a resolução do endividamento, onde com uma equipe qualificada poderão apresentar soluções para os seus clientes inadimplentes honrarem com o seu compromisso de pagar.